O jovem Eliseo, de 13 anos de idade, é filho de um estivador rude e pobre. Ele sonha com outro mundo, um lugar onde possa escapar do destino de seu pai.
Eliseo busca refúgio na casa de sua professora Felipa, uma mulher que tem olhos apenas para o marinheiro Bruno. O encontro de duas pessoas solitárias que desfrutam da companhia mútua acaba se transformando em amor. O amor de um garoto por uma mulher mais velha. O romance termina quando o corpo de Bruno é encontrado nas águas do mar, trazido pelas ondas. Para o povo da cidadezinha, o rapaz teria sido vítima de um feitiço. Felipa é obrigada a deixar o povoado, por manter um romance com um garoto. Já Eliseo é obrigado a se casar com outra mulher, que transforma sua vida numa rotina sem esperança, cada vez mais longe do enorme erotismo que mantinha com Felipa.
Dez anos depois, Felipa regressa ao local, viúva e dignificada, decidida a iniciar uma nova vida. Sua volta desperta o feitiço que mudou para sempre a vida de Eliseo, de sua família e de seu povo.